domingo, 25 de fevereiro de 2018

SERMÃO DA SEXAGÉSIMA, Padre Antônio Vieira (fragmentos)


Sermão da Sexagésima (fragmentos) - Padre Antônio Vieira

II

“Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregadores como hoje”. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto?”

III

“Fazer pouco fruto a palavra de Deus no mundo, pode proceder de um de três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus”.
“Para uma alma se converter por meio de um sermão, há de haver três concursos: Há de concorrer o pregador com a doutrina, persuadindo; há de concorrer o ouvinte com o entendimento, percebendo; há de concorrer Deus com a graça, alumiando. Para um homem ver-se a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos;  se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa  é a conversão de uma alma, senão  entrar um homem dentro em si e ver-se a si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, é necessária luz e é necessário espelho. O pregador concorre com o espelho, que é a doutrina; Deus concorre com a luz, que é a graça; o homem concorre com os olhos, que é conhecimento. Ora suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte, por qual deles devemos entender que falta? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus?”

“Primeiramente, por parte de Deus, não falta nem pode faltar. Esta proposição é de fé, definida no Concílio Tridentino, e no nosso Evangelho a temos.” (...)
“Os ouvintes ou são maus ou são bons; se são bons, faz neles fruto a palavra de Deus; se são maus, ainda que não faça neles fruto, faz efeito”. No Evangelho o temos. O trigo que caiu nos espinhos nasceu, mas afogaram-no: Simul exortae spinae suffocaverunt illud. O trigo que caiu
nas pedras nasceu também, mas secou-se: Et natum aruit. O trigo que caiu na terra boa nasceu e frutificou com grande multiplicação: Et natum fecit fructum centuplum.”

”E, se a palavra de Deus até dos espinhos e das pedras triunfa: se a palavra de Deus até nas pedras, até nos espinhos nasce; não triunfar dos alvedrios hoje a palavra de Deus, nem nascer nos corações, não é por culpa, nem indisposição dos ouvintes.”

“Sabeis, cristãos, porque não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores. Sabeis pregadores, por que não faz fruto a palavra de Deus? – Por culpa nossa”.

IV
“Mas como em um pregador há tantas qualidades, e em uma pregação tantas leis, e os pregadores podem ser culpados em todas, em qual consistirá está culpa”?
“-No pregador podem considerar cinco circunstâncias: a pessoa, a ciência, a matéria, o estilo e a voz. A pessoa que é, a ciência que tem, a matéria que trata, o estilo que segue, a voz com que fala.”
IX
” As palavras que tomei  por tema o dizem: Semen est  Verbum Dei. Sabeis, cristão a causa por que se faz, hoje tão pouco fruto com tantas pregações? - É porque as palavras dos pregadores são palavras, mas não são as palavras de Deus. Falo do que ordinariamente se ouve. A palavra de Deus (como dizia) é tão poderosa e tão eficaz, que não só na boa terra faz fruto, mas até nas pedras e nos espinhos nasce.(...) Mas, dir-me-eis: Padre, os pregadores de hoje não pregam o evangelho, não pregam das Sagradas Escrituras? Pois como não pregam a palavra de Deus. – Esse é o mal. Pregam palavras de Deus, mas não pregam a palavra de Deus: Qui habet sermonem meum, loquatur sermonem meum very – disse Deus por Jeremias. As palavras de Deus pregadas no sentido em que Deus as disse, são palavras de Deus; mas pregadas no sentido que nós queremos, não são palavras de Deus, antes podem ser palavras do Demônio”.



01. O texto acima trata sobre
a)a religiosidade das pessoas.
b) a arte de pregar.
c) a falta de fé.
d) a necessidade de bons padres.

02. A finalidade do texto é
a) criticar a ineficácia do discurso de alguns pregadores.
b) convencer as pessoas a mudar de religião.
c) criticar a falta de fé das pessoas.
d) conseguir mais padres para a igreja católica.

03. Em “Pois tanto se se semeia a palavra de Deus...” temos:
a) antítese        b) pleonasmo          c) metáfora          d) metonímia

04. Que significado o autor do texto atribui a “pouco o fruto”?

05. Para o orador o que é necessário para que uma alma se converta por meio de um sermão?

06. Como o autor do texto define a conversão de um homem?

07. Segundo o padre quais as três coisas que um homem precisa para conseguir ver-se a si mesmo? Explique o sentido de cada uma delas.

08. Que argumento o autor utiliza para inocentar Deus pelo “pouco fruto obtido” com suas palavras?

09. Para inocentar os ouvintes pelo pouco fruto colhido, o autor recorre a uma passagem bíblica, a Parábola do Semeador. De acordo com o texto, o trigo representa
a) Deus.
b) os homens a serem convertidos.  
c) a palavra de Deus. 
d) os pregadores.

10. Na frase “O trigo que caiu em terra boa”, terra boa significa
a) bons ouvintes.
b) bons pregadores.
c) Deus.
d) a palavra de Deus.

11. No trecho “Pregam palavras de Deus, mas não pregam a palavra de Deus” temos
a) um pleonasmo.            b) um paradoxo.        c) uma hipérbole.          d) um eufemismo.

12. Para o autor, os pregadores são os culpados pela palavra de Deus não darem frutos porque
a) pregam a si mesmos e não a palavra de Deus.
b) não semeiam em boa terra.
c) não conhecem a palavra de Deus.
d) não tentava agradar aos ouvintes.





Gabarito
01. b   02. a 03.c  
04. Pouco o fruto seria a falta de novas conversões ao catolicismo em sua época.
05. Para que uma alma se converta através de um sermão é necessária à participação do pregador, do ouvinte e de Deus.
06. Define como o ato de um homem entrar em si e ver-se a si mesmo.
07. Olhos , espelhos e luz. Olhos representa o conhecimento, o espelho é a doutrina e a luz é a graça.
08.Ele afirma que da parte de Deus, não falta, nem pode faltar, isto é Deus não erra.
09. c     10.a        11.b     12.a

Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.


31 comentários:

  1. “Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregadores como hoje”. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus , como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto?”

    ResponderExcluir
  2. Fazer pouco fruto a palavra de Deus no mundo, pode proceder de um de três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus”.
    “Para uma alma se converter por meio de um sermão, há de haver três concursos: Há de concorrer o pregador com a doutrina, persuadindo ; há de concorrer o ouvinte com o entendimento, percebendo; há de concorrer Deus com a graça, alumiando.

    ResponderExcluir
  3. “Primeiramente, por parte de Deus , não falta nem pode faltar. Esta proposição é de fé, definida no Concílio Tridentino, e no nosso Evangelho a temos.” (...)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ”E, se a palavra de Deus
    até dos espinhos e das pedras triunfa: se a palavra de Deus até nas pedras, até nos espinhos nasce; não triunfar dos alvedrios hoje a palavra de Deus, nem nascer nos corações, não é por culpa, nem indisposição dos ouvintes.”

    ResponderExcluir
  6. Pregam palavras de Deus, mas não pregam a palavra de Deus: Qui habet sermonem meum, loquatur sermonem meum very – disse Deus por Jeremias. As palavras de Deus pregadas no sentido em que Deus
    as disse, são palavras de Deus; mas pregadas no sentido que nós queremos, não são palavras de Deus, antes podem ser palavras do Demônio”.

    ResponderExcluir
  7. “Nunca na Igreja
    de Deus houve tantas pregadores como hoje”.

    ResponderExcluir
  8. II

    “Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregadores como hoje”. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto
    ? Não há um homem que em um sermão entre si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto?”

    ResponderExcluir
  9. Sabeis pregadores, por que não faz fruto a palavra de Deus?

    ResponderExcluir
  10. Sempre passo por aqui pra dar uma olhada e estudar , valeu galera!

    ResponderExcluir

  11. “Fazer pouco fruto a palavra de Deus no mundo, pode proceder de um de três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus”.

    ResponderExcluir
  12. Como o autor do texto
    define a conversão de um homem?

    ResponderExcluir
  13. beis, cristãos
    , porque não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores. Sabeis pregadores, por que não faz fruto a palavra de Deus? – Por culpa nossa”.

    ResponderExcluir
  14. Não há um homem
    que em um sermão entre si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto?”

    ResponderExcluir
  15. No pregador podem considerar cinco circunstâncias: a pessoa, a ciência
    , a matéria, o estilo e a voz. A pessoa que é, a ciência que tem, a matéria que trata, o estilo que segue, a voz com que fala.

    ResponderExcluir
  16. Analisei seu blog
    e vi que possui muitas atividades que ajudam os professores, parabéns!

    ResponderExcluir

  17. Inclusive, já passei algumas para meus alunos
    e eles adoraram!

    ResponderExcluir

  18. Já havia entrado em um dos seus artigos, por isso estou sempre por aqui
    rs

    ResponderExcluir
  19. Seu site
    não precisa de mais nada, conteúdos muito bons!

    ResponderExcluir
  20. Já olhei algumas de suas atividades
    , são excelentes!

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem com você?
    Gostei muito do seu texto. O Sermão da Sexagésima de padre Antonio Vieira. De todos que pesquisei, o seu é o mais didático e de fácil compreensão.

    ResponderExcluir